O livro-caixa é uma forma de registrar, mensalmente, as despesas e os valores recebidos pelo profissional autônomo (ou seja, quem não tem vínculo empregatício com as empresas) que recebe como pessoa física. Geralmente, o livro-caixa é usado por advogados, médicos e dentistas, entre outros profissionais.
É um recurso que facilita a declaração do Imposto de Renda, já que muitas pessoas enfrentam dificuldades para calcular todos os valores a serem pagos.
No livro-caixa, é possível registrar todos os pagamentos e recebimentos obtidos pela pessoa física, em ordem cronológica (dia, mês e ano), mostrando, portanto, toda a sua movimentação financeira. Além disso, nele também são lançados os recibos emitidos para seus clientes e as despesas do mês.
Quais despesas posso incluir no livro-caixa? Elas são dedutíveis?
O autônomo pode – e deve! – incluir as despesas no livro-caixa. E, sim, algumas delas são dedutíveis: podem reduzir em até um quinto as despesas mensais de seu trabalho, que são os gastos relacionados a consumo de bens, tratamentos, reparos e conservação do negócio.
As despesas também podem vir de serviços prestados tanto a pessoas físicas como a pessoas jurídicas e estão limitadas ao valor da receita mensal recebida. Os gastos que podem ser incluídos em um livro-caixa para gerar dedução são:
Há despesas que não são dedutíveis?
Sim. Alguns gastos não são dedutíveis. São eles:
Para que uma despesa seja considerada dedutível, seu documento fiscal deve conter a identificação completa do adquirente e dos gastos realizados, que devem ser necessários e indispensáveis à manutenção da fonte produtora dos rendimentos.
Caso as despesas ultrapassem o limite estabelecido pela receita, o excesso pode ser somado às despesas dos meses subsequentes até dezembro do ano-calendário.
Todos os gastos reportados precisam ter comprovação
Lembre-se de armazenar os recibos e/ou notas fiscais de todos os gastos reportados por até 5 anos.
Mantendo um livro-caixa organizado, a declaração de imposto de renda do profissional liberal é muito mais rápida, e aumentam as chances de reduzir os impostos pagos a cada mês no carnê-leão.