Quando você é jovem, parece que nunca vai chegar sua vez de declarar o Imposto de Renda, não é mesmo? Mas ela chega para grande parte das pessoas e, para quem não está familiarizado com áreas como contabilidade e economia, pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas não é! E estamos aqui para provar isso.
Primeiramente, vamos explicar o básico: o Imposto de Renda é a prestação de contas com o fisco, no qual você declara tudo o que recebeu no ano anterior. Ou seja, em 2020, você vai declarar sua renda de 2019.
É importante verificar se você se enquadra nos critérios para fazer a Declaração do Imposto de Renda. Ela é obrigatória nos seguintes casos:
Se você se encaixa em um item ou mais, é hora declarar o seu IR! Os contribuintes têm até o dia 30 de junho para enviar a declaração pela internet – originalmente marcado para 30 de abril, o prazo foi prorrogado em decorrência da pandemia do coronavírus. Para tornar esse processo mais simples para aqueles que estão declarando pela primeira vez em 2020, preparamos algumas dicas:
1 – Não deixe para a última hora
Isso pode parecer óbvio, mas muita gente se desespera com a proximidade do prazo porque não se organizou. Este ano, por exemplo, o prazo para a Declaração de Imposto de Renda teve início no dia 1º de março e vai até o dia 30 de junho. Dessa forma, para não se perder e muito menos perder o prazo, a dica é se organizar e antecipar a entrega!
2 – Separe toda a documentação referente a gastos e ganhos
O melhor modo de se organizar quando o assunto é Declaração de Imposto de Renda é reunir todos os documentos referentes aos rendimentos recebidos e às despesas dedutíveis. Nossa dica, nesse caso, é que você crie algum tipo de arquivo (físico ou virtual) em que seja possível reunir documentos como notas fiscais ao longo do ano para utilizar na declaração seguinte. E lembre-se: o imposto.fácil já te indica todos os documentos que você vai precisar! Basta responder a um questionário super rápido.
3 – Escolha a modalidade de declaração mais vantajosa
Há duas modalidades para a Declaração do Imposto de Renda: uma é completa e a outra é simplificada. A diferença entre elas é, resumidamente, o percentual de desconto sobre o imposto devido. Quem opta pela modalidade simplificada tem automaticamente 20% de desconto sobre os rendimentos tributáveis. Na modalidade completa, existe a possibilidade de abater outros gastos, como pensão alimentícia, despesas médicas, previdência privada, entre outros – o que garante a restituição do Imposto de Renda, ou seja, você vai receber uma parte do imposto de volta. Não há uma regra que aponte qual das modalidades é a mais apropriada. Gastos elevados com saúde, por exemplo, podem tornar o modelo mais vantajoso quando são dedutíveis, uma vez que implicam em um valor mais alto a ser restituído ou um valor menor a ser pago. É necessário, portanto, avaliar a própria realidade para definir qual dos modelos pode ser mais vantajoso.
4 – Tenha cuidado com o preenchimento dos dados: verifique antes do envio!
Cuidado é bom para todos, mas principalmente para aqueles que estão preenchendo a Declaração de Imposto de Renda pela primeira vez e ainda não estão familiarizados com a plataforma e os procedimentos. As maiores inconsistências encontradas pela Receita Federal (na famosa malha fina) se dão justamente por erros de preenchimento. Por isso, é importante preencher os dados com atenção e verificá-los com cautela antes do envio — esse cuidado evitará dores de cabeça futuras.
5 – Tire todas as suas dúvidas antes de entregar a declaração
Pense que essa é a sua primeira experiência com a Declaração de Imposto de Renda e, além de você não querer cair na malha fina (o cruzamento de dados realizado pela Receita Federal que pode identificar inconsistências na sua declaração), você também quer entender com clareza o que está fazendo — uma vez que fará anualmente pelo resto da vida. Por isso, aproveite para tirar dúvidas e resolver problemas antes da entrega da declaração!
E é para isso que o imposto.fácil está aqui! Acesse o site para declarar seu imposto de forma simples e rápida.